Sobre nós
Sobre nós
Associação para o Desenvolvimento
da Freguesia da Portela
A Associação para o Desenvolvimento da Portela nasceu a 4 de Outubro de 2008, pelas mãos de Susana Oliveira, sócia-fundadora nº 1, juntamente com um grupo de Portelenses que a mesma convidou a agarrarem o desafio.
O sonho era fazer mexer a freguesia e criarmos um dia um centro de acolhimento de idosos durante o dia, como serviço de apoio às famílias, dado que na envolvente, não havia nenhum.
Com um grande dinâmica e empenho, foi possível pôr a então freguesia da Portela a mexer e fazê-la ocupar o seu lugar no mapa do concelho.
Eram inúmeras as atividades desenvolvidas ao longo de cada ano e a população local reconhecia cada vez mais o nosso valor.
União e vontade foram as palavras-chave do sucesso desta coletividade. Rapidamente constituíram um grupo de cantares, que participava em todas as iniciativas municipais; adotaram um grupo de BTT – os Kunalama; criaram um grupo de bombos – os Toc’a Moca, que infelizmente já não estão em atividade.
Tínhamos um outro grande objetivo: ser IPSS. E esse sonho tornou-se realidade em 2011.
Mas precisávamos de uma casa e a EB1 de Curveira já há algum tempo que tinha deixado de funcionar como escola, fruto da redução do nº de crianças.
Essa escola foi-nos então cedida pela Câmara Municipal de Penafiel, sendo na altura Presidente o dr. Alberto Santos, e de imediato acolheu o grupo de cantares para os seus ensaios e a escola de música, com a prof.ª Mafalda Pinto, que funciona até aos dias de hoje.
Foram realizadas obras de remodelação no edifício, feitas praticamente todas pela comunidade local, e inauguradas em agosto de 2013. O espaço ficou renovado e muito bonito e acolhedor. Tínhamos então formalmente a sede para o grupo de cantares; a sede dos Kunalama, onde reuniam e guardavam os seus equipamentos e aquela a que chamamos Academia de Música.
Esse espaço é, desde 2019, um espaço também dedicado às artes, com a ajuda e colaboração da artista Elsa Martins.
A EB1/JI de Jugueiros encerrou também funções letivas e foi igualmente cedida pela CM Penafiel, novamente pelas mãos do Presidente Alberto Santos, à única coletividade em funções plenas na freguesia: a Associação para o Desenvolvimento da Portela. Envolvendo a comunidade e com uma forte ajuda da JF Portela e da CM Penafiel, foi possível criar condições para aquele que é hoje o nosso Centro Sénior. Abriu portas em 2 de Novembro de 2013 e desde então acolheu já X idosos.
Abrimos portas com uma equipa de voluntárias. Não havia dinheiro para pagar salários.
Neste momento, a encerrar o ano de 2022, temos 22 utentes connosco e 2 em domicílio, mas temos ainda 15 pedidos de famílias para acolher os seus entes queridos.
Os idosos no nosso centro sénior são tratados como família. Quem para lá vai, de lá não quer sair.
E quem estranha ao início, depressa se entranha e depois já não querem faltar um único dia.
O ambiente familiar e acolhedor não deixa ninguém indiferente.
Deixamos aqui o desafio de nos visitarem e verem com os próprios olhos. Verão que não estamos a exagerar.








Como nasceu...
O nosso Centro Sénior da Portela...
Em Outubro de 2013 as obras da dita escola de Jugueiros estavam terminadas e, num ato quase que heroico, abrimos, na altura, aquele a que demos o nome de Centro de Convívio da Portela a 4 de Novembro de 2013. Fizemos um teste piloto, uma semana experimental aberta à comunidade, começando por funcionar das 13h00 às 17h00.
O Centro abriu com apenas seis idosos, com um grupo de voluntários a assumir o trabalho e com uma parceria preciosa dos nossos amigos da Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos, que nos ajudou com a colocação de uma técnica social em estágio profissional.
Estes seis idosos passaram a amar aquele espaço como a sua verdadeira casa e as melhorias físicas e cognitivas foram notórias num curto espaço de tempo. No entanto, passaram 6 meses e continuavam os mesmos idosos até que a direção desta Associação percebeu o motivo deste acontecimento: trabalhar apenas de tarde não era viável e o que a população realmente necessitava era de apoio pelo menos 5 dias por semana de manhã ao fim da tarde.
Surgiu então um novo desafio: como abrir o Centro todo o dia se nem sequer existia dinheiro para pagar ordenados?
Após uma reunião entre as sócias fundadoras e o grupo de voluntárias, esse entrave desapareceu: quatro das voluntárias assumiram (a custo zero) o trabalho até verem onde é que chegaria a Associação e aquele a que passamos a chamar de Centro Sénior da Portela.
E ao longo do ano de 2014, os pedidos para inserção no Centro Sénior foram cada vez mais até que chegamos finalmente aos 25 idosos e ironicamente começamos a ter lista de espera. Desde 2014 que o Centro Sénior da Portela tem lista de espera, lista essa que vai aumentando cada vez mais.
É sinal de que o trabalho prestado é de excelência. Só temos de lhe dar continuidade e, para isso, precisamos da ajuda de todos!
Fale connosco
Deixe aqui a sua questão e/ou sugestão.
Não podemos baixar os braços. Os desafios tornam-nos mais fortes.
Contamos consigo!
Informações de contacto
Contacto Telefónico
+351 255 613 006
(Chamada para a rede fixa nacional)
donativos@umsonho.pt
Venha conhecer-nos. Visite-nos!
Rua da Escola, 216 - Termas de São Vicente
Penafiel, Porto